Como a bioeconomia atua em obras na Construção Civil?

A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade. Com o aumento dos debates e dos alertas da ciência sobre o avanço das mudanças climáticas, diversos setores da economia passaram a desempenhar o papel que lhes cabe nesse cenário.

A Construção Civil não ficou para trás e também se tornou propulsora de diversas ações em prol do meio ambiente — fazendo uso, inclusive, da bioeconomia.

O que é bioeconomia?

Bioeconomia é um termo criado para se referir à economia ecológica. Essa área tem como foco a proposição de um novo modelo de produção que prioriza sistemas, produtos e serviços sustentáveis.

Seu objetivo é impulsionar o desenvolvimento social e econômico ao mesmo tempo em que reduz o impacto sobre a natureza por meio da adoção de alternativas pautadas na ecologia.

Este modelo econômico parte da premissa de que os recursos naturais são finitos e precisam ser preservados — não só para resguardar a fauna e a flora, mas também para garantir qualidade de vida aos seres humanos.

O surgimento da bioeconomia vem para contrapor práticas que têm como consequência o uso descontrolado de matérias-primas e a produção de resíduos em excesso e sem a destinação adequada.

O objetivo da bioeconomia é fazer uso de recursos de base biológica, recicláveis e renováveis.

Como se aplica na Construção Civil?

A bioeconomia pode ser aplicada na Construção Civil através de ações específicas. São elas:

  • O uso de materiais sustentáveis, especialmente aqueles reciclados e passíveis de reciclagem e reutilização ou que sejam utilizados já em processo de reúso;
  • A otimização dos projetos com a finalidade de evitar desperdícios e o uso excessivo e desnecessário de materiais;
  • O descarte adequado de resíduos advindos das construções;
  • A utilização responsável e consciente dos recursos naturais como forma de reduzir o consumo ao máximo;
  • O uso de energias limpas e renováveis durante a obra para viabilizar as ações realizadas pelos colaboradores e ao final da construção para a utilização dos moradores ou usuários do empreendimento;
  • A elaboração de projetos que viabilizem um maior aproveitamento da iluminação e da ventilação natural como solução para minimizar a utilização desses recursos de forma artificial;

CONHEÇA TAMBÉM