Parada de fábrica para manutenção: por que e como fazer

A parada de fábrica para manutenção é, como o próprio nome revela, um procedimento por meio do qual as atividades são temporariamente suspensas em uma empresa para que o maquinário utilizado pelos colaboradores seja submetido a manutenções preventivas. 

Imprescindível para qualquer empresa, a parada de fábrica pode ser realizada de duas diferentes formas: geral ou parcial. A escolha entre elas vai depender da forma de trabalho exercida pela companhia.

Operações industriais

Antes de destrinchar os tipos de parada de fábrica, é necessário abordar as operações industriais, já que a forma como a empresa opera é que vai determinar qual parada é a mais adequada. 

Existem dois tipos de operação industrial: o processo contínuo e o processo por bateladas. Eles devem ser  xecutados em conformidade com o perfil da empresa, definido pelo tipo e pela quantidade de produtos fabricados.

Processo contínuo: trata-se de um modelo operacional que tem como característica o uso das máquinas de forma permanente, sem descanso, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Processo por bateladas: este modelo consiste na divisão em pequenos ciclos de produção, com duração média de 7 dias, com cada “batelada”, como é denominado o ciclo, sendo realizada em torno de 2 dias. 

Tipos de parada de manutenção

Existem dois tipos de parada de manutenção, a geral e a parcial, e cada uma delas atende a uma forma de operação industrial. Ambas têm em comum o fato de serem programadas previamente. 

A parada geral é ideal para fábricas que funcionam sob o processo por bateladas. Isso porque é impossível colocá-la em prática em uma empresa em que as máquinas permanecem continuamente em funcionamento, já que ela exige que todo o maquinário da companhia seja paralisado.

Realizado costumeiramente uma vez ao ano, esse procedimento garante aos técnicos tempo suficiente para observar as condições e os componentes de todas as máquinas da empresa e realizar as manutenções necessárias.

A parada parcial, por sua vez, é feita com a paralisação de apenas uma parte das máquinas. Adequada para empresas que funcionam de acordo com o processo contínuo de produção, ela permite que parte do maquinário continue em funcionamento enquanto o restante está em manutenção. Para realizá-la, os equipamentos industriais são separados em setores para facilitar a organização ao decidir quais serão paralisados. 

Equipamentos de apoio

Em comum, a parada parcial e a geral têm a eventual necessidade do uso de equipamentos para auxiliar nas operações de manutenção devido ao peso dos maquinários e de seus componentes. 

Com profissionais capacitados para atuar nas operações de parada de fábrica, a Munckmaq conta com equipamentos de qualidade que auxiliam no içamento e no transporte de maquinário a ser reposto e de peças a serem utilizadas pelos técnicos.

Para saber mais, entre em contato conosco e faça um orçamento.

CONHEÇA TAMBÉM