A importância do serviço de mudança de fábrica, planta e layout

O serviço de mudança de fábrica, planta e layout é essencial para qualquer empresa que atue no segmento industrial, tendo uma fábrica a ser gerida.

A execução desse serviço garante que os processos industriais funcionem com excelência e impede problemas que podem atrapalhar a rotina de produção.

Mas, afinal, o que é esse serviço e por que contratar uma equipe especializada para realizá-lo? Confira os tópicos abaixo e entenda!

O que é?

Para compreender a importância do serviço, é necessário antes saber o que exatamente é feito durante sua execução. Para isso, separamos os pontos principais sobre mudança de fábrica, planta e layout.

Mudança de fábrica — Trata-se de um processo realizado quando uma empresa muda o endereço da fábrica onde os produtos são desenvolvidos. O serviço consiste na retirada de móveis, estoque de produtos, equipamentos e maquinários da empresa e no transporte destes até o novo local de trabalho.

Mudança de planta — A planta de uma empresa é o desenho de sua estrutura física e, portanto, a mudança é a transformação dessa estrutura, que passa por um processo de aperfeiçoamento não só estrutural, mas também dos itens que ficam dispostos dentro dessa estrutura, como as máquinas.

Mudança de layout — O layout de uma fábrica nada mais é do que a disposição dos móveis, estoques, equipamentos e máquinas no interior da empresa. O processo de mudança consiste na recolocação de cada item dentro do ambiente industrial.

Qual a importância?

O serviço de mudança de fábrica, planta e layout é importante não só para empresas novas que estão construindo suas fábricas e precisam pensar na disposição interna de máquinas e outros equipamentos, mas também para empresas que identificam problemas na estrutura que possuem e decidem alterá-la.

Isso porque é através desse serviço que se garante uma maior produtividade à empresa, já que uma estrutura mal elaborada pode atrasar o funcionamento dos processos realizados pelos funcionários e, como consequência, causar desperdícios de recursos e reduzir os lucros.

Por que contratar uma empresa especializada?

A reestruturação interna da fábrica não pode ser realizada de forma indiscriminada, alterando a disposição dos equipamentos de acordo com o que se considera necessário, sem uma análise por trás que respalde aquela decisão.

Antes de executar o serviço, é importante analisar a quantidade de produtos fabricados pela empresa e se são itens de alto valor agregado que demandam um tempo maior para sua fabricação.

É importante também avaliar a variedade de produtos fabricados para pontuar se existe uma pequena ou grande quantidade de modelos. Além disso, o tipo de produto produzido, seu tamanho e a natureza dele também precisam ser avaliados.

Todas essas questões devem ser levadas em consideração antes da execução do serviço porque são elas que norteiam as necessidades da empresa e, por consequência, a disposição de maquinários, estoque e outros itens que, a depender do processo produtivo, deverão estar em um determinado local no chão de fábrica para que o acesso dos colaboradores seja facilitado e o serviço flua de forma produtiva e eficiente.

É necessário considerar ainda a importância de ter mão de obra qualificada e equipamentos adequados para realizar os serviços de mudança, já que isso garantirá não só a eficiência das operações, mas também a segurança. Afinal, tratando-se de máquinas, muitas delas com peso extremamente elevado, cuidados precisam ser tomados para evitar danos e prejuízos.

Munckmaq: qualidade e experiência

A Munckmaq atua há mais de três décadas no segmento de cargas pesadas e tem qualificação e experiência para atender a projetos de mudança de fábrica, planta e layout.

Com equipamentos modernos e equipe capacitada, garantimos o sucesso das operações em diversos tipos de projetos.

Para saber mais sobre nossos serviços, entre em contato conosco!

CONHEÇA TAMBÉM