A importância da segurança do trabalho na Construção Civil

Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) mostram que o risco de um trabalhador da Construção Civil se acidentar fatalmente é maior do que o dobro da média de trabalhadores em geral.

A falta de treinamento é um dos maiores problemas do setor, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Contricom). Além disso, o não fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também aumenta os riscos.

Dentre os fatores que levam a acidentes no canteiro de obras, pode-se destacar: desatenção, desorganização, queda de materiais, queda de nível dos andaimes, mau uso de ferramentas, falhas de sinalização, choques elétricos e doenças de pele causadas pelo contato com produtos químicos.

Como garantir a segurança nas obras

Diversas legislações e Normas Reguladoras foram criadas para garantir condições adequadas aos trabalhadores.

Dentre as regras estabelecidas, está a obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs). Confira abaixo os itens que os compõem.

Equipamentos de Proteção Individual

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são obrigatórios e essenciais para prevenir acidentes de trabalho na construção. Conheça os principais:

Óculos de segurança: usado para impedir o contato dos olhos com partículas nocivas à saúde.

Protetor auditivo: garante uma menor exposição aos ruídos da obra para proteger a audição.

Máscara: protege as vias respiratórias contra a poeira e os resquícios de produtos químicos.

Luvas: evitam o contato direto das mãos com materiais como cimento e argamassa e protegem contra cortes e arranhões.

Calçado de segurança: impede que o trabalhador escorregue e se machuque ao pisar em objetos pontiagudos, além de proteger os pés caso ocorra a queda de um objeto.

Cinto de segurança: do tipo “paraquedista”, esse cinto é utilizado em trabalhos em altura para impedir que o trabalhador caia ao executar sua função.

Equipamentos de Proteção Coletiva

Se por um lado os EPIs protegem o trabalhador individualmente, por outro os EPCs previnem acidentes em áreas comuns da construção. Saiba quais são os principais:

Tapumes: feitos de madeira, são usados para delimitar o local da obra para proteger quem está do lado de fora.

Chuveiros lava-olhos: usados para limpeza imediata dos olhos em caso de contato com materiais da obra.

Plataformas: são colocadas entre os pavimentos para impedir que objetos atinjam trabalhadores no solo.

Sinalizadores: cones, cavaletes, biombos, fitas, correntes, telas e redes isoladoras são utilizados para sinalizar áreas restritas e alertar sobre o trânsito de máquinas.

Extintores de incêndio: usados para combater potenciais focos de incêndio no canteiro de obras.

CONHEÇA TAMBÉM