O sucesso ou o fracasso de uma obra podem ser determinados pela forma como o projeto é conduzido pelos profissionais que o desenvolvem e executam.
Tomar decisões equivocadas no canteiro de obras pode gerar problemas sérios, causar transtornos de ordem legal e gerar prejuízos financeiros.
Para que isso não ocorra, separamos uma série de erros para se atentar e não cometer durante a execução de uma obra. Confira abaixo!
Não fazer um planejamento
Não ter o registro de cada fase da obra, com prazos e ações pré-estabelecidas, e não realizar um orçamento listando os materiais necessários, pode atrapalhar a obra e colocar a segurança dos trabalhadores em risco.
Não gerenciar o tempo
Em uma obra, prazos de finalização de etapas e de conclusão do projeto devem ser respeitados. Por isso, para que atrasos não ocorram é primordial gerir o tempo de forma responsável.
Não ter controle das finanças
Realizar a obra sem se atentar aos gastos pode comprometer o orçamento, gerar prejuízo financeiro e causar dívidas que poderiam ser evitadas com organização e responsabilidade.
Falhas de comunicação
Para realizar uma obra, é necessário contar com uma equipe que, em muitos casos, será numerosa. Para que o trabalho flua sem causar problemas, é primordial que exista uma boa comunicação entre os trabalhadores.
Sem uma comunicação eficiente, ruídos podem impossibilitar que problemas sejam solucionados e que a obra seja realizada com eficiência.
Falta de manutenção no canteiro de obras
Antes e durante a obra é importante que o projeto conte com profissionais aptos a realizar a manutenção dos equipamentos utilizados na construção para evitar que as ações no canteiro de obras sejam paralisadas por problemas técnicos.
Descumprir a legislação
Iniciar a construção sem alvará ou em descumprimento com qualquer tipo de norma regulamentadora é um erro grave. Isso inclui políticas de segurança que protegem os trabalhadores envolvidos no projeto.
Falta de mão de obra qualificada
Optar pela contratação de pessoas que não detêm conhecimento técnico e a experiência necessária para realizar a obra pode gerar problemas que afetarão, inclusive, as finanças.
Sendo assim, é importante contratar profissionais qualificados, que possuam os conhecimentos e treinamentos necessários para o sucesso da obra.
Não gerenciar o estoque
A compra de materiais em quantidades adequadas deve ser feita frequentemente, não só no início das obras. Mas isso não basta.
É importante também estar sempre atento ao estoque para saber o momento exato em que se deve adquirir material extra para que a equipe não tenha que paralisar os serviços enquanto aguarda a chegada de matéria-prima.
Não utilizar EPIs
O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é obrigatório e deve ser respeitado para garantir a segurança dos profissionais que atuam nas obras.
O canteiro de obras é um local com potencial de acidentes, que oferece diversos riscos por conta dos equipamentos utilizados e da estrutura do ambiente. Por essa razão, o uso dos EPIs é de fundamental importância.
Não fazer a análise de solo
Antes de levantar a estrutura de um empreendimento é necessário saber se o solo tem condições de recebê-la. Essa análise tem como objetivo evitar o afundamento e o desmoronamento da edificação.