O uso de guindastes na montagem e desmontagem de gruas

A utilização de guindastes na montagem e desmontagem de gruas facilita a execução de obras prediais, garantindo mais segurança e agilidade aos projetos na Construção Civil

Existem, porém, diversos modelos de guindaste no mercado — cada um adequado para uma demanda diferente. Para fazer uma boa escolha, é primordial contar com o auxílio de especialistas no assunto!

O que são as gruas? 

As gruas são equipamentos que realizam o transporte vertical de materiais e componentes em canteiros de obras, facilitando a dinâmica da construção e garantindo maior organização e agilidade. 

Ao serem utilizadas, devem ser posicionadas em locais que lhes garantam máxima varredura dos pontos a serem abrangidos pelo equipamento.

A depender do tamanho do canteiro de obras, é possível também fazer uso de um conjunto de gruas para garantir o devido alcance horizontal. 

É importante frisar que as gruas não são equipamentos flexíveis que podem ser facilmente movidos, já que precisam ser fixadas em uma fundação provisória capaz de suportar seu peso.

Como é feita a montagem das gruas?

A primeira coisa a se saber sobre a montagem das gruas tem relação com os guindastes. Sem eles, é impossível construir uma grua que, mais tarde, será primordial para a construção de prédios.

Além disso, é necessário ter uma boa fundação. Isso é, uma estrutura de ancoragem de aço revestida em concreto. Uma fundação profunda garante que a grua não tombe. 

Outro elemento importante é a torre — grande coluna de metal com quatro estruturas verticais com travessas diagonais construídas para impedir que ela torça ou balance, tornando-a resistente e ereta. 

Com o auxílio de um guindaste, um profissional habilitado fixa a torre na fundação de concreto e, depois, adiciona os itens necessários para operar a grua, como a gaiola de telescopagem (uma espécie de elevador que transporta operários e equipamentos ao longo da grua) e a cabine de comando que abrigará o operador.

É necessário ainda afixar, por meio de um guindaste, o mecanismo de rotação para que a grua possa realizar movimentos giratórios e colocar uma lança perpendicular à torre principal. Essa lança é usada para erguer e transportar as cargas da construção. 

Por que escolher a Munckmaq?

A Munckmaq é referência nacional em locação de guindastes, caminhões munck, máquinas e equipamentos pesados.

Quando o assunto é montagem e desmontagem de gruas, dimensionamos o guindaste adequado para a atividade e oferecemos ainda o plano rigging para orientar o operador a executar a atividade.

Com mais de 30 anos de atuação no mercado, garantimos excelente qualidade e um atendimento diferenciado aos clientes, de modo a compreender exatamente suas necessidades, tirar todas as dúvidas e oferecer a solução que melhor se adeque a cada caso.

Nessas décadas de atuação no Brasil, reunimos grandes nomes entre nossos clientes, garantindo sempre a excelência em atender os mais variados segmentos.

Quer saber mais? Entre em contato e deixe o serviço pesado por nossa conta!

CONHEÇA TAMBÉM