Quais os riscos e cuidados de segurança ao operar caminhão munck

O caminhão munck é um dos equipamentos mais utilizados nos serviços realizados pela Munckmaq, ele possui um sistema hidráulico para movimentação de objetos pesados, capaz de atender obras de pequeno a grande porte e outros tipos de serviço. É importante ressaltar que como é um equipamento específico, para atuar com segurança é necessário uma pessoa especializada para operar caminhão munck em qualquer utilização.

Primeiramente, deve ser levado em consideração todos os detalhes da carga a ser movimentada, incluindo localização, peso, tamanho, pois cada caminhão munck possui características específicas do que eles suportam. Não ter um técnico especializado por perto pode trazer diversos riscos para a obra e às pessoas que trabalham nela, somente indivíduos com Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E e certificado de operador, podem operar caminhão munck.

Ao operar caminhão munck, deve-se lembrar de sempre isolar a área com no mínimo quatro cones de sinalização e verificar que a área coberta pelo raio de ação da lança esteja livre de obstáculos (máquinas, paredes, redes elétricas, valas, etc) e trabalhadores. Por ser um caminhão grande e de peso elevado, a sua operação deve ser feita em superfície ampla e firme. As cargas transportadas pelos caminhões munck devem ser deslocadas de forma vertical e não devem ser arrastadas.

Principais cuidados ao operar caminhão munck

  • É extremamente importante realizar revisões periódicas antes de operar caminhão munck;
  • Não deixe o caminhão sozinho quando tiver alguma carga suspensa;
  • Ele não foi feito para arrastar cargas, por isso devem ser deslocadas na vertical;
  • Utilize cordas auxiliares para posicionar a carga no caminhão munck;
  • Não transite ou permaneça sob cargas suspensas; 
  • Ao operar caminhão munck, sua movimentação de um local para outro deve ser feito com as patolas e sapatas recolhidas e devidamente posicionadas em seu berço de apoio;
  • Jamais permaneça sobre a carroceria do caminhão munck na área de alcance da lança quando ele estiver em operação;
  • Manter o caminhão munck equipado com comandos duplos nos dois lados do veículo.

Por que escolher a Munckmaq?

A Munckmaq é uma empresa referência em segurança ao operar caminhão munck, aluguel de guindastes, máquinas e equipamentos pesados em todo o Brasil. Com mais de 25 anos de atuação no mercado, oferece excelente qualidade e um atendimento diferenciado aos clientes, de modo a compreender exatamente suas necessidades, tirar todas as dúvidas e oferecer a solução que melhor se adeque a cada caso. A empresa ainda possui grandes nomes em seus clientes e excelência em atender os mais variados segmentos.

Deixe o serviço pesado por nossa conta!

CONHEÇA TAMBÉM